Aos poucos, BC torna públicos detalhes sobre o ‘Real Digital’

by: Dynasty GI2021-05-28
O Banco Central do Brasil vem aproveitando eventos e situações públicas para divulgar, gradativamente, detalhes sobre uma versão digital do Real que está em desenvolvimento. As últimas informações surgiram em evento online organizado nesta segunda-feira (24/5) pelo próprio BC. Segundo o presidente da entidade, Roberto Campos Neto, o Real digital será uma CBDC, ou Central Bank Digital Currency – Moeda Digital de Banco Central, em português.
O Real Digital deve utilizar a tecnologia blockchain, a base do mercado cripto, para o seu funcionamento. Mesmo assim, o Banco Central do Brasil descarta comparação ao Bitcoin porque continuaria a lastrear a moeda.
O BC afirma que não será uma criptomoeda como o Bitcoin, a maior delas, pois a instituição entende que o Bitcoin é um ativo e não uma moeda, enquanto o Real digital seria uma moeda lastreada pelo Banco Central brasileiro. Cada pessoa poderia escolher se prefere receber em digital ou não.
"Para o CEO e fundador da Dynasty Global Investments AG, Eduardo Carvalho, o que o BC brasileiro está criando talvez não fique distante do mercado cripto: “Em outras oportunidades, diretores do BC já informaram que o Real digital vai utilizar a criptografia e a tecnologia Blockchain, portanto pode acabar tendo um perfil muito próximo do que se vê no mercado cripto”."
Segundo Campos Neto, a versão digital do Real seria uma extensão e não uma substituição para a moeda física. Um dos objetivos seria solucionar dificuldades que surgiram com o aumento das transações via Internet. A moeda seria integrada a projetos que utilizam o IoT, ou Internet of Things – Internet das Coisas, em português. A redução de taxas também seria uma possibilidade já que diminuiria a necessidade de emitir dinheiro físico e transportar cédulas e moedas.

Diversos países já anunciaram a intenção de criar uma moeda digital. Entre os mais avançados estão Bahamas, China, Estados Unidos, Coréia do Sul e Suécia. O BC brasileiro pretende ouvir sugestões da sociedade nos próximos meses e lançar a nova moeda em dois a três anos.

Compartilhe:

Mais sobre a Dynasty

D¥N News

Informações, notícias e novidades sobre o mundo cripto.

Siga a Dynasty

Contato

Av. Brg. Faria Lima, 4055
São Paulo, SP | 04538-030

A Dynasty Global não faz oferta pública no Brasil.