Cuba, Irã, China, Venezuela: Criptomoedas na geopolítica global

by: Dynasty GI2021-05-28
O uso de criptomoedas como arma financeira contra a hegemonia global do dólar americano é uma hipótese que cresce em discussões geopolíticas. Segundo o site Decrypt, especializado no mercado cripto, um dos países que estuda a adoção de criptomoedas é Cuba. O Partido Comunista, que efetivamente dirige o país, anunciou recentemente que as criptomoedas agora fazem parte da política econômica do país.
Criptomoedas podem ser uma alternativa às longas sanções econômicas sofridas por Cuba nas últimas décadas.
Para os cubanos, as criptomoedas podem ser uma ferramenta importante para ampliar o acesso à economia mundial e driblar as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos há décadas. Os planos discutidos durante o último congresso anual do PC cubano incluem desde o uso de criptomoedas mais estabelecidas, como o Bitcoin e Ethereum, à criação de uma nova criptomoeda, apoiada pelo governo.
"“Esse tipo de discussão vem crescendo, envolve muitos países e é natural que isso aconteça. Os cubanos tomaram a decisão agora, mas já vinham examinando as criptomoedas desde 2019”, afirma o co-fundador e sócio da Dynasty Global Investments AG, Fábio Asdurian. Para ele, é mais uma demonstração da solidez da tecnologia Blockchain, que está por trás das diversas criptomoedas já no mercado."
Ainda segundo o Decrypt, a China e outros países, como o Irã, Bermuda e a Venezuela, também estudam o uso de criptomoedas para diminuir a influência dos Estados Unidos em suas próprias economias. As estratégias incluem o apoio à mineração de criptomoedas e o desenvolvimento de moedas digitais nacionais. No caso da Venezuela, o país confirmou que está incluindo Bitcoin e Ethereum como parte de suas reservas internacionais.

A decisão do PC cubano segue uma tendência que já vinha sendo observada internamente, com o crescimento na utilização de criptomoedas pela população, principalmente o Bitcoin. Um dos desafios será superar a fraca infraestrutura de Internet do país.

Compartilhe:

Mais sobre a Dynasty

D¥N News

Informações, notícias e novidades sobre o mundo cripto.

Siga a Dynasty

Contato

Av. Brg. Faria Lima, 4055
São Paulo, SP | 04538-030

A Dynasty Global não faz oferta pública no Brasil.