Nigéria cria moeda digital

by: Dynasty GI2021-10-13
O presidente do Banco Central da Nigéria, o economista Godwin Emefiele, anunciou a criação da moeda digital do país, a E-Naira, que vai seguir o padrão das CBDC, sigla em inglês que significa Central Bank Digital Currency.
No mesmo dia em que o BC nigeriano enviava aos bancos do país um esboço da estrutura operacional da moeda digital, ele anunciava uma parceria com a fintech Bitt Inc para o desenvolvimento da moeda.

A ideia é que o preço da E-Naira seja estável e não renda juros, sendo o BC nigeriano o responsável por seu monitoramento e gerenciamento. O lançamento da E-Naira ocorre num momento em que o governo nigeriano busca retomar o controle monetário sobre os cidadãos, visto que a população adere maciçamente às criptomoedas e stablecoins para acessar bens e serviços internacionais.

Como parte desse processo de maior controle, o governo impôs restrições às operações com o dólar americano.
"Ao seguir o padrão das CBDC, o governo concentra esforços no combate à lavagem de dinheiro, informa a agência Reuters ao observar que a Nigéria este ano proibiu bancos e instituições financeiras de negociar ou realizar transações em criptomoedas, medida que foi adotada recentemente também na China."

Compartilhe:

Mais sobre a Dynasty

D¥N News

Informações, notícias e novidades sobre o mundo cripto.

Siga a Dynasty

Contato

Av. Brg. Faria Lima, 4055
São Paulo, SP | 04538-030

A Dynasty Global não faz oferta pública no Brasil.