Image

Suécia quer sua propria moeda digital

Avatar
03 May 2021

Stefan Ingves prevê o prazo de cinco anos para introduzir a moeda digital

Image

A Suécia pretende introduzir uma moeda digital operacional em até cinco anos, segundo noticiou a agência de notícias Bloomberg. De acordo com o governador do Banco Central suéco, Stefan Ingves, cinco anos seria um prazo razoável para o lançamento do e-krona, ou coroa sueca digital. Esse tipo de moeda é conhecido como CBDC, sigla em inglês que significa Central Bank Digital Currency.

A novidade acompanha uma tendência presente em diversos países segundo o diretor de marketing da Dynasty Global Investments AG.

“Na medida em que cresce a aceitação e utilização de criptomoedas em todo o mundo, vários países já anunciaram a intenção de desenvolver suas próprias moedas digitais. É um avanço que também está sendo avaliado pelo Banco Central"

– Lucas Costa, CMO da Dynasty

Para muitos observadores, a Suécia será a pioneira ao lançar uma moeda digital na Europa, em grande medida porque não está sujeita às regras da Zona do Euro, que impõe restrições que atrasariam esse processo. Apesar de fazer parte da União Européia, a Suécia sempre optou por preservar sua propria moeda, a coroa sueca. Hoje, a utilização de pagamentos digitais é bastante ampla no país, onde o uso de dinheiro físico está entre os mais baixos do mundo.


Share this article: